São Sebastião lança programa “Mulheres Mil” para qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade

al_chatgpt-image-8-de-abr-de-2025-13_47_16.png

Iniciativa oferece cursos gratuitos, apoio social e bolsa de assistência estudantil; ação conta com apoio do Governo do Estado e instituições de ensino técnico

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), lançou oficialmente o programa Mulheres Mil no município. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira, 4 de abril, no auditório do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro Topolândia, e reuniu autoridades municipais, representantes de instituições de ensino e alunas inscritas na primeira turma.

Voltado para mulheres a partir de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, o programa tem como objetivo oferecer formação profissional, incentivar o acesso ao mercado de trabalho e promover autonomia financeira. A iniciativa foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e relançada em 2023 pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Em São Sebastião, o programa é executado em conjunto com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Escola Técnica Estadual (Etec), ambas do Centro Paula Souza (CPS). Nesta primeira fase, foram disponibilizadas 40 vagas para os cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Computador (Informática Básica), voltados a mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pela Casa PodeRosa.

Entre os benefícios oferecidos estão material didático gratuito, incluindo apostilas e kits escolares, aulas ministradas por instrutoras especializadas, auxílio financeiro no valor de R$ 5,00 por hora cursada — podendo alcançar até R$ 800 ao final do curso — e apoio às mães com a oferta de recreação para os filhos durante o período das aulas.

A jovem Mariana Oliveira, 18 anos, é uma das beneficiadas pela iniciativa e destacou a importância da oportunidade. “Acho que essa oportunidade é muito importante pra mim. Fazer esse curso de informática é interessante, representa uma chance de aprender algo novo e de me preparar melhor para o mercado de trabalho”, afirmou.

Com grandes expectativas, Daniele Pessoa, 24 anos, também celebrou o início das aulas. “Eu acredito que esse curso vai abrir novas portas para mim, novas oportunidades de trabalho em diferentes áreas. E mesmo que eu não siga diretamente nessa área, ele ainda pode me ajudar bastante no futuro, caso eu decida abrir meu próprio negócio”, disse.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Elias Rodrigues, e da secretária adjunta, Jéssica dos Santos. Também participaram a diretora do CIP, Nívea Quinsan, o diretor da Fatec, Daniel Jung, o diretor da Etec, Douglas de Souza, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, e a vereadora Enfermeira Maria Angela.