São Sebastião amplia vacinação contra gripe com ações itinerantes e atendimento domiciliar

2026626152249966691.jpg

Com a intensificação da circulação dos vírus respiratórios durante o inverno, São Sebastião reforçou a campanha de vacinação contra a gripe com uma estratégia que vai além das unidades de saúde. Além da imunização de rotina, equipes têm percorrido diferentes locais da cidade e realizado vacinação domiciliar para facilitar o acesso da população pertencente aos grupos prioritários.

Até esta sexta-feira (26), a cobertura vacinal alcançou 33,77% das crianças, 50,41% das gestantes e 43,25% dos idosos. Ao todo, foram imunizadas 2.025 das 6.007 crianças previstas para a campanha, 426 das 845 gestantes estimadas pelo Ministério da Saúde e 5.219 dos 12.068 idosos que fazem parte do público-alvo.

Para ampliar esse índice, a campanha também tem levado a vacina a locais de trabalho e outros espaços fora das unidades de saúde. As ações já atenderam trabalhadores do Porto de São Sebastião, professores da Secretaria de Esportes, servidores da área da saúde e moradores de áreas livres. Na próxima semana, a vacinação será direcionada aos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos.

Outra frente importante da campanha é a vacinação em domicílio, destinada a pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, garantindo que a imunização chegue a quem enfrenta barreiras para acessar os serviços de saúde.

A influenza pode causar complicações graves, especialmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares e doenças respiratórias. Além da proteção individual, a vacinação ajuda a reduzir a circulação do vírus, diminuir as internações e aliviar a pressão sobre a rede pública de saúde durante os meses de maior incidência de doenças respiratórias.

A vacinação continua disponível em todas as unidades de saúde do município para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.



ads